terça-feira, 19 de abril de 2011
PÁSCOA...
É mudar,
É partilhar,
É ter esperança,
É perdoar,
É lutar e vencer.
É refletir,
É superar sofrimentos,
É dizer sim ao amor e à vida.
É ajudar mais gente a ser gente,
É viver em constante libertação,
É crer na vida que vence a morte.
É investir na fraternidade,
É lutar por um mundo melhor,
É vivenciar a solidariedade.
É renascimento, é recomeço,
É uma nova chance para melhorarmos,
Para sermos mais felizes,
Para nos conhecermos a nós mesmos.
É vermos que hoje…
somos melhores do que fomos ontem.
Feliz Páscoa!! (autor desconhecido)
quinta-feira, 14 de abril de 2011
ATIVIDADE 05_UNIDADE 02
O que é a Wikipédia?
O que é o Wikcionário?
O que são Sistemas Cooperativos ou Sistemas Colaborativos?
O que é um BLOG?
O que é um FOTOBLOG?
Dentro de um fotoblog, é possível postar fotos todos os dias e contar com um sistema de comentários para saber a opinião dos seus visitantes sobre aquela imagem. Aliás, em muitos casos, é essa opinião que motiva os autores a criar imagens cada vez mais interessantes, tornando assim o fotoblog uma enorme forma de interação interpessoal.
De maneira semelhante ao blog, o fotoblog também permite o cadastro de diversos fotoblogs “amigos”, formando uma comunidade e fazendo o internauta pular de um fotoblog para o outro e criando assim uma rede de rápida expansão. http://vomicae.net/wordpress/o-que-sao-blogs-e-fotologs-saiba-a-diferenca/
POSTAGEM REFERENTE A ATIVIDADE 05, DA UNIDADE 02, DO CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.
ATIVIDADE 08_UNIDADE 02
CURSISTA: SELMA BALIEIRO DE SOUZA BARBOSA
ATIVIDADE 08
ATIVIDADE 06_UNIDADE 2
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.
Cursista: Selma Balieiro de Souza Barbosa
Formadora: Sandra Santos. Turma1/2011
Unidade II
Macapá-AP, 01 de abril de 2011
Atividade 6
A importância da netiqueta
1. IDENTIFICAÇÃO
EE. SEBASTIANA LENIR DE ALMEIDA
PÚBLICO ALVO: Alunos da E. E. Profª Sebastiana Lenir de Almeida.
CARGA HORÁRIA: 10 HORAS
EXECUÇÃO: ABRIL A JUNHO/2011
ELABORADORES/EXECUTORES: JOSÉ RAIMUNDO PANTOJA CASTELO
SELMA BALIEIRO DE SOUZA BARBOSA
2. OBJETIVOS:
GERAL:
Proporcionar aos estudantes informações sobre a necessidade da utilização de boas maneiras no ambiente virtual.
ESPECÍFICOS:
Sensibilizar quanto à importância da prática de atitudes amigáveis, agradáveis e elegantes mesmo no ambiente virtual;
Compreender a amplitude da utilização do ambiente virtual;
Apreender algumas regras básicas para o uso da internet de forma adequada.
3. JUSTIFICATIVA
A internet é uma ferramenta que a cada dia se expande, fascinando usuários de todas as idades, e proporcionando a estes inúmeras possibilidades de utilização, entre estas a facilidade de comunicação em tempo real, inclusive com imagens e sons, e com pessoas de qualquer parte do planeta. Daí, ser utilizada por milhões de pessoas ao mesmo tempo, e em diferentes partes do mundo.
Assim, considerando que nossas salas de aula estão repletas de alunos que fazem parte da geração dos “nativos digitais”, e que são fascinados pelas novidades tecnológicas, e suas possibilidades, é imprescindível que a escola não só acompanhe o desenvolvimento das novas tecnologias, mas desenvolva estratégias que possibilitem a formação de um cidadão consciente de seus deveres e direitos mesmo no ambiente virtual.
4. MÍDIAS E TECNOLOGIAS A SEREM UTILIZADAS
Computadores
Data show
Internet
Celulares
Textos impressos
Pen drive
DIA | ATIVIDADES |
1º |
|
2º |
|
3º |
|
4º |
|
5º |
|
6. AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada durante o processo de forma qualitativa e formativa, por meios de instrumentos de análise dos objetos de aprendizagem e auto-avaliação.
7. REFERÊNCIAS
GONZÁLEZ, F.S. Ferramentas da web para a aprendizagem colaborativa:
weblogs, redes sociais, Wikis, web 2.0. Trad. Miriam Salles Campinas.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1471
www.wkipédia.com.br
www.nelsonjunior.worpress.com/2008/04/
www.blog.ricardodomingos.eti.br/
www.icmc.usp.br/manuals
POSTAGEM REFERENTE A ATIVIDADE 06 DA UNIDADE 02, POSTADA EM 01/04/2011, NA PLATAFORMA EPROINFO, NA BIBLIOTECA, MATERIAL DO ALUNO.
quinta-feira, 24 de março de 2011
O QUE É UM HIPERTEXTO?
ALGUNS CONCEITOS DE HIPERTEXTO
"Hipertexto, no seu nível mais básico, é um manipulador de bases de dados, que permite ligar páginas informativas usando links que os associam. Num nível mais alargado, hipertexto é um ambiente de software em que se realiza trabalho colaborativo, comunicação, e aquisição de conhecimentos. As características deste software estimulam o cérebro para armazenar e recuperar informação, fazendo uso de links para um acesso rápido e intuitivo". Fiderio, J. (1988), A Grand Vision--Hypertext mimics the brain's ability to access information quickly and intuitively by reference. Byte Magazine, Vol. 13, Nº 10. October 1988 Disponível em
http://trabalhohipermedia.do.sapo.pt/conceitos_de_hipertexto.htm Acessado em 21 de fevereiro de 2011.
“Hipertexto consiste nos tópicos e nas suas ligações, os tópicos podem ser parágrafos, frases, expressões ou simples palavras. Um hipertexto é como um livro impresso no qual o autor tem disponíveis um par de tesouras para cortar e colar pedaços de outros textos, de tamanho conveniente. A diferença é que um hipertexto electrónico não se dissolve num desordenado conjunto de anotações, o autor define a sua estrutura na forma como cria as ligações entre essas anotações”. Bolter, J. (1991), Writing Space: The Computer, Hypertext, and the History of Writing, Lawrence Erlbaum Associates. Disponel em http://trabalhohipermedia.do.sapo.pt/conceitos_de_hipertexto.htm. Acesso em 21 de fevereiro de 2011.
“O Hipertexto é um meio de informação que existe apenas no ambiente digital, e consiste de uma estrutura de blocos de textos não-lineares e não-sequenciais conectados por links eletrônicos. O hipertexto oferece múltiplos caminhos de leitura ao usuário”. Siqueira, Débora C. Disponível em: http://ead1.unicamp.br/e-lang/multimodal/DeboraHipertexto%20Conceito.htm Acesso em 21 de fevereiro de 2011.
MEU CONCEITO DE HIPERTEXTO
O hipertexto é uma ferramenta composta por um conjunto de elementos interligados a uma grande rede de informações - a internet, que possibilita uma leitura dinâmica, com acesso rápido a informações, através de links, que direcionam a uma linguagem textual e não textual (som, imagem, vídeo etc.), instigando nossa curiosidade, e nos levando ao aprofundamento de conhecimentos que nos proporcionarão um aprendizado mais significativo.
REFERÊNCIAS
http://trabalhohipermedia.do.sapo.pt/conceitos_de_hipertexto.htm
http://ead1.unicamp.br/e-lang/multimodal/DeboraHipertexto%20Conceito.htm
Publicação referente a ATIVIDADE 2, do Módulo II do Curso Tecnologias na Educação - Ensinando e Aprendendo com as TIC.
domingo, 13 de março de 2011
sexta-feira, 11 de março de 2011
AS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
As tecnologias estão presentes em todos os momentos de nossas vidas. E a cada dia são aperfeiçoadas para que possam cada vez mais facilitar nosso dia a dia, tanto em atividades domésticas, quanto em nossas atividades profissionais. Assim, sabemos que as tecnologias existentes nas escolas são inúmeras e necessárias ao cotidiano escolar, e são utilizadas tanto por professores e alunos, quanto por demais funcionários. Haja vista, que quando falamos em tecnologias, falamos em todos as “ferramentas” inventadas pelo homem. Dessa forma, o usos das tecnologias no ambiente escolar se faz presente em muitas atividades propiciando a construção de novos saberes, necessários a formação do indivíduo.
Já as novas tecnologias - as tecnologias digitais, apesar de se fazerem presente na maioria de nossas escolas, ainda assustam muitos professores, pois acreditam que seja apenas mais uma parafernália, que tira “atenção do aluno e vicia”. Porém, sabemos que não, ao contrário as novas tecnologias propiciam a democratização da informação, e são importantes ferramentas para o desenvolvimento da sociedade moderna, se tornando um grande desafio para professores, considerando seu potencial no processo de produzir e compartilhar conhecimentos.
Neste contexto, a EE. Sebastiana Lenir de Almeida, atendendo um quantitativo de 1006 alunos, todos matriculados no Ensino Médio, e um quadro de 63 professores que atuam nas mais diversas áreas do conhecimento, encontra-se informatizada desde o ano de 2008, com o PROESC, que possibilita alunos, pais e professores, a estarem constantemente informados quanto a situação do aluno na escola. Dessa forma, todos os professores já utilizam o sistema, concluindo-se então que todos detém conhecimentos em informática.
A escola possui uma biblioteca com um grande acervo tanto didático como paradidático, uma sala de TV Escola, com computador, televisão, reprodutor de DVD, e DVD's com programação para todas as áreas de conhecimento, possui ainda uma sala de vídeo com TV LCD, reprodutor de DVD, Data Show e caixa amplificada e um LIED com uma impressora e 27 computadores todos com internet. Alem disso, possui computadores em todos os setores da escola e sala dos professores e ainda uma câmera fotográfica digital que é utilizada para registrar todos os eventos da escola.
Porém, o ambiente que ainda é mais utilizado é a sala de vídeo, onde os professores levam as turmas ou para assistir um DVD ou utilizar o data show com a projeção de slides. Infelizmente, apesar de todos os professores estarem familiarizados com a utilização do computador e da internet, apenas dois no ano de 2010 utilizaram como ferramenta facilitadora da aprendizagem, a professora Literatura e a professora de Artes, ambas do turno da manhã.
Assim, acredito que a formação continuada do professor é indispensável, e necessária para que ele possa estar sempre se atualizando, e com isso poder aproveitar as oportunidades que as tecnologias lhes oferecem, na execução de atividades onde a utilização dessas novas tecnologias propiciarão aulas mais prazerosas, e consequentemente facilitaram o processo de ensino aprendizagem.
Referências
EE. Sebastiana Lenir de Almeida - www.sebastianalenir.com.br
Postagem referente a Atividade 5, da Unidade 1, do Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
A PEDRA
O distraído nela tropeçou...
O bruto a usou como projétil.
O empreendedor, usando-a, construiu.
O camponês, cansado da lida, dela fez assento.
Para meninos, foi brinquedo.
Drummond a poetizou.
Já, Davi, matou Golias, e Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura...
E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas no homem!
Não existe "pedra" no seu caminho que você não possa aproveitá-la para o seu próprio crescimento.
Independente do tamanho das pedras, no decorrer de sua vida. não existirá uma, que você não possa aproveitá-la para seu crescimento espiritual. Quando a sua pedra atual, tenho certeza que Deus irá te dar sabedoria, para mais tarde você olhar para ela, e ter orgulho da maravilhosa experiência que causou em sua vida, no seu crescimento espiritual.
http://semeandocatequese.blogspot.com/2009_02_01_archive.html