quinta-feira, 14 de abril de 2011

ATIVIDADE 08_UNIDADE 02

RELATÓRIO FINAL DA OFICINA “A IMPORTÂNCIA DA NETIQUETA”.

CURSISTA: SELMA BALIEIRO DE SOUZA BARBOSA



O Curso Tecnologias na Educação: Aprendendo e Ensinando com as TIC – Unidade 2, Atividade 06, propos a elaboração e execução de uma atividade utilizabdo a internet. Dessa forma, eu, Professora Selma Balieiro de Souza Barbosa e o Professor Raimundo Pantoja Castelo, elaboramos a Oficina de Estudos “A importância da Netiqueta”, que será desenvolvida, em dois turnos, nos meses de abril, maio e junho/2011, com o intuito de atender a um maior grupo de alunos.


ATIVIDADE 08

No período de 04 a 08 de abril de 2011, no horário de 08 às 10 horas da manhã, foi realizado a Oficina: A importância da Netiqueta. As atividades foram desenvolvidas, inicialmente, com 16 alunos das turmas 121 e 122. A possibilidade de realizar a oficina utilizando a internet, deixou os alunos bem interessados, haja vista, o fascínio que têm por essa ferramenta. As atividades propostas foram sendo executadas seguindo o cronograma de atividades, sendo que algumas atividades tomaram um pouco mais de tempo do que o planejado, porém, conseguimos atingir quase todas. A temática desenvolvida despertou o interesse dos alunos, os levando a refletir sobre a sua conduta no ambiente virtual. E, posteriormente a compreenção da importância das normas de cordialidade mesmo no ambiente virtual, o que muitos confessaram que não tinham pensado ainda nesta possibilidade, e assim não as praticavam. Porém, as pesquisas realizadas, e os debates oriundos das pesquisas, possibilitou a eles mais este aprendizado. Cada dupla elaborou um texto sobre o tema, a partir das pesquisas feitas, sendo enfatizado sempre a importância de citar as fontes pesquisadas. Os textos foram imprimidos, e socializado com a turma. A construção do texto coletivo, não foi possível devido ao esgotamento do tempo, e a publicação de alguns textos no site da escola se tornou inviavel devido o site encontrar-se em manutenção. Porém, como a Oficina ainda será realizada no decorrer deste semestre, vamos fazer o possível para cumprir esta meta, mesmo que com outra turma.


ATIVIDADE 06_UNIDADE 2

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.

Cursista: Selma Balieiro de Souza Barbosa

Formadora: Sandra Santos. Turma1/2011

Unidade II

Macapá-AP, 01 de abril de 2011

Atividade 6


A importância da netiqueta

1. IDENTIFICAÇÃO

EE. SEBASTIANA LENIR DE ALMEIDA

PÚBLICO ALVO: Alunos da E. E. Profª Sebastiana Lenir de Almeida.

CARGA HORÁRIA: 10 HORAS

EXECUÇÃO: ABRIL A JUNHO/2011

ELABORADORES/EXECUTORES: JOSÉ RAIMUNDO PANTOJA CASTELO

SELMA BALIEIRO DE SOUZA BARBOSA


2. OBJETIVOS:

GERAL:

  • Proporcionar aos estudantes informações sobre a necessidade da utilização de boas maneiras no ambiente virtual.

ESPECÍFICOS:

  • Sensibilizar quanto à importância da prática de atitudes amigáveis, agradáveis e elegantes mesmo no ambiente virtual;

  • Compreender a amplitude da utilização do ambiente virtual;

  • Apreender algumas regras básicas para o uso da internet de forma adequada.

3. JUSTIFICATIVA

A internet é uma ferramenta que a cada dia se expande, fascinando usuários de todas as idades, e proporcionando a estes inúmeras possibilidades de utilização, entre estas a facilidade de comunicação em tempo real, inclusive com imagens e sons, e com pessoas de qualquer parte do planeta. Daí, ser utilizada por milhões de pessoas ao mesmo tempo, e em diferentes partes do mundo.

Assim, considerando que nossas salas de aula estão repletas de alunos que fazem parte da geração dos “nativos digitais”, e que são fascinados pelas novidades tecnológicas, e suas possibilidades, é imprescindível que a escola não só acompanhe o desenvolvimento das novas tecnologias, mas desenvolva estratégias que possibilitem a formação de um cidadão consciente de seus deveres e direitos mesmo no ambiente virtual.

4. MÍDIAS E TECNOLOGIAS A SEREM UTILIZADAS

  • Computadores

  • Data show

  • Internet

  • Celulares

  • Textos impressos

  • Pen drive

5. AÇÕES A SEREM REALIZADAS


DIA

ATIVIDADES



  • Discussão e reflexão sobre a importância da informática na vida moderna.

  • Discussão e reflexão sobre a internet e a comunicação virtual.

  • Apresentação de algumas possibilidades de comunicação no ambiente virtual.


  • O que é a netiqueta?

  • Pesquisa da temática em várias páginas da internet.


  • Construção de um texto abrangendo o tema discutido.

  • Socialização dos textos produzidos. Os textos serão postados no blog da turma.

  • Elaboração de um texto coletivo, com links para os demais textos produzidos.




  • Postagem do texto coletivo no site e da E. E. Sebastiana Lenir de Almeida.

  • Visitação no site, e no blog.

  • Avaliação


6. AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada durante o processo de forma qualitativa e formativa, por meios de instrumentos de análise dos objetos de aprendizagem e auto-avaliação.


7. REFERÊNCIAS


GONZÁLEZ, F.S. Ferramentas da web para a aprendizagem colaborativa:

weblogs, redes sociais, Wikis, web 2.0. Trad. Miriam Salles Campinas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1471

www.google.com

www.wkipédia.com.br

www.nelsonjunior.worpress.com/2008/04/

www.blog.ricardodomingos.eti.br/

www.wikipedia.com.br

www.icmc.usp.br/manuals

www.eproinfo.mec.gov.br



POSTAGEM REFERENTE A ATIVIDADE 06 DA UNIDADE 02, POSTADA EM 01/04/2011, NA PLATAFORMA EPROINFO, NA BIBLIOTECA, MATERIAL DO ALUNO.

quinta-feira, 24 de março de 2011

O QUE É UM HIPERTEXTO?


ALGUNS CONCEITOS DE HIPERTEXTO


"Hipertexto, no seu nível mais básico, é um manipulador de bases de dados, que permite ligar páginas informativas usando links que os associam. Num nível mais alargado, hipertexto é um ambiente de software em que se realiza trabalho colaborativo, comunicação, e aquisição de conhecimentos. As características deste software estimulam o cérebro para armazenar e recuperar informação, fazendo uso de links para um acesso rápido e intuitivo". Fiderio, J. (1988), A Grand Vision--Hypertext mimics the brain's ability to access information quickly and intuitively by reference. Byte Magazine, Vol. 13, Nº 10. October 1988 Disponível em

http://trabalhohipermedia.do.sapo.pt/conceitos_de_hipertexto.htm Acessado em 21 de fevereiro de 2011.



Hipertexto consiste nos tópicos e nas suas ligações, os tópicos podem ser parágrafos, frases, expressões ou simples palavras. Um hipertexto é como um livro impresso no qual o autor tem disponíveis um par de tesouras para cortar e colar pedaços de outros textos, de tamanho conveniente. A diferença é que um hipertexto electrónico não se dissolve num desordenado conjunto de anotações, o autor define a sua estrutura na forma como cria as ligações entre essas anotações”. Bolter, J. (1991), Writing Space: The Computer, Hypertext, and the History of Writing, Lawrence Erlbaum Associates. Disponel em http://trabalhohipermedia.do.sapo.pt/conceitos_de_hipertexto.htm. Acesso em 21 de fevereiro de 2011.


O Hipertexto é um meio de informação que existe apenas no ambiente digital, e consiste de uma estrutura de blocos de textos não-lineares e não-sequenciais conectados por links eletrônicos. O hipertexto oferece múltiplos caminhos de leitura ao usuário”. Siqueira, Débora C. Disponível em: http://ead1.unicamp.br/e-lang/multimodal/DeboraHipertexto%20Conceito.htm Acesso em 21 de fevereiro de 2011.


MEU CONCEITO DE HIPERTEXTO


O hipertexto é uma ferramenta composta por um conjunto de elementos interligados a uma grande rede de informações - a internet, que possibilita uma leitura dinâmica, com acesso rápido a informações, através de links, que direcionam a uma linguagem textual e não textual (som, imagem, vídeo etc.), instigando nossa curiosidade, e nos levando ao aprofundamento de conhecimentos que nos proporcionarão um aprendizado mais significativo.



REFERÊNCIAS

http://trabalhohipermedia.do.sapo.pt/conceitos_de_hipertexto.htm

http://ead1.unicamp.br/e-lang/multimodal/DeboraHipertexto%20Conceito.htm

www.eproinfo.mec.gov.br


Publicação referente a ATIVIDADE 2, do Módulo II do Curso Tecnologias na Educação - Ensinando e Aprendendo com as TIC.











domingo, 13 de março de 2011

REFLETINDO SOBRE A PRÓPRIA APRENDIZAGEM




A sociedade atual é marcada pelo avanço tecnológico, que adentram nossas vidas, mudam nosso cotidiano e se tornam um grande desafio para nós educadores. Elas já chegaram a todos os setores da sociedade, e percebemos que é inevitável sua presença também na escola. Porém, para que possamos utilizar essas novas tecnologias em nossa prática pedagógica, é necessário que estejamos disponíveis a rever nossa formação e também estarmos abertos às mudanças impostas por uma sociedade onde a produção e transmissão de informações acontecem em uma velocidade impressionante.
O Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC, além de nos proporcionar a aquisição de conhecimentos na utilização das novas tecnologias, possibilita também momentos de reflexão quanto à utilização destas no ambiente escolar. Porém, compreendemos que não basta saber utilizá-las, mas, sim desenvolver formas de usá-las como ferramentas facilitadoras de aprendizagem, capazes de despertar o aluno para a produção de conhecimentos.
Os encontros presenciais foram bons para ficarmos conhecendo a realidade de outras escolas, de outros professores, e assim constatarmos a grande carência em nossa formação para a utilização das novas tecnologias, e a partir daí nos disponibilizarmos a correr ao encontro de conhecimentos necessários para a uma formação compatível com a necessidade da sociedade atual. As atividades online exigem de nós uma maior dedicação, organização e disciplina, o que nos permite desenvolver habilidades que pensávamos não possuir.
Assim, acredito que o aprendizado deve ser uma atividade contínua na vida de todo indivíduo, e em especial para nós professores, que não podemos nos acomodar, necessitamos acompanhar as mudanças, pois, ao contrário não conseguiremos acompanhar nossos alunos. Devemos estar conscientes de nossa importância na formação de um cidadão capaz de contribuir, com compromisso e responsabilidade, na sociedade em que vive.

Referências
www.eproinfo.mec.gov.br


Postagem referente a Atividade 7, Unidade 1 do Curso 100 horas - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:Ensinando e aprendendo com as TIC.



sexta-feira, 11 de março de 2011

ALUNOS EXECUTANDO ATIVIDADES COM O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS









AS TECNOLOGIAS NA ESCOLA

As tecnologias estão presentes em todos os momentos de nossas vidas. E a cada dia são aperfeiçoadas para que possam cada vez mais facilitar nosso dia a dia, tanto em atividades domésticas, quanto em nossas atividades profissionais. Assim, sabemos que as tecnologias existentes nas escolas são inúmeras e necessárias ao cotidiano escolar, e são utilizadas tanto por professores e alunos, quanto por demais funcionários. Haja vista, que quando falamos em tecnologias, falamos em todos as “ferramentas” inventadas pelo homem. Dessa forma, o usos das tecnologias no ambiente escolar se faz presente em muitas atividades propiciando a construção de novos saberes, necessários a formação do indivíduo.

Já as novas tecnologias - as tecnologias digitais, apesar de se fazerem presente na maioria de nossas escolas, ainda assustam muitos professores, pois acreditam que seja apenas mais uma parafernália, que tira “atenção do aluno e vicia”. Porém, sabemos que não, ao contrário as novas tecnologias propiciam a democratização da informação, e são importantes ferramentas para o desenvolvimento da sociedade moderna, se tornando um grande desafio para professores, considerando seu potencial no processo de produzir e compartilhar conhecimentos.


Neste contexto, a EE. Sebastiana Lenir de Almeida, atendendo um quantitativo de 1006 alunos, todos matriculados no Ensino Médio, e um quadro de 63 professores que atuam nas mais diversas áreas do conhecimento, encontra-se informatizada desde o ano de 2008, com o PROESC, que possibilita alunos, pais e professores, a estarem constantemente informados quanto a situação do aluno na escola. Dessa forma, todos os professores já utilizam o sistema, concluindo-se então que todos detém conhecimentos em informática.

A escola possui uma biblioteca com um grande acervo tanto didático como paradidático, uma sala de TV Escola, com computador, televisão, reprodutor de DVD, e DVD's com programação para todas as áreas de conhecimento, possui ainda uma sala de vídeo com TV LCD, reprodutor de DVD, Data Show e caixa amplificada e um LIED com uma impressora e 27 computadores todos com internet. Alem disso, possui computadores em todos os setores da escola e sala dos professores e ainda uma câmera fotográfica digital que é utilizada para registrar todos os eventos da escola.
Porém, o ambiente que ainda é mais utilizado é a sala de vídeo, onde os professores levam as turmas ou para assistir um DVD ou utilizar o data show com a projeção de slides. Infelizmente, apesar de todos os professores estarem familiarizados com a utilização do computador e da internet, apenas dois no ano de 2010 utilizaram como ferramenta facilitadora da aprendizagem, a professora Literatura e a professora de Artes, ambas do turno da manhã.

Assim, acredito que a formação continuada do professor é indispensável, e necessária para que ele possa estar sempre se atualizando, e com isso poder aproveitar as oportunidades que as tecnologias lhes oferecem, na execução de atividades onde a utilização dessas novas tecnologias propiciarão aulas mais prazerosas, e consequentemente facilitaram o processo de ensino aprendizagem.


Referências

www.eproinfo.mec.gov.br

EE. Sebastiana Lenir de Almeida - www.sebastianalenir.com.br




Postagem referente a Atividade 5, da Unidade 1, do Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.





terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A PEDRA




O distraído nela tropeçou...
O bruto a usou como projétil.
O empreendedor, usando-a, construiu.
O camponês, cansado da lida, dela fez assento.
Para meninos, foi brinquedo.
Drummond a poetizou.
Já, Davi, matou Golias, e Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura...
E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas no homem!
Não existe "pedra" no seu caminho que você não possa aproveitá-la para o seu próprio crescimento.
Independente do tamanho das pedras, no decorrer de sua vida. não existirá uma, que você não possa aproveitá-la para seu crescimento espiritual. Quando a sua pedra atual, tenho certeza que Deus irá te dar sabedoria, para mais tarde você olhar para ela, e ter orgulho da maravilhosa experiência que causou em sua vida, no seu crescimento espiritual.


http://semeandocatequese.blogspot.com/2009_02_01_archive.html