A NETIQUETA
A internet é uma ferramenta que a cada dia se expande, possibilitando a seus usuários um maior acesso a informações, pois, é como um grande livro que nos direciona aos mais variados temas, sem mesmo nos deslocarmos de nossas casas. Além disso, nos possibilita ainda, a comunicação em tempo real com pessoas em qualquer parte do planeta, seja pelo MSN, e-mails, orkut, fóruns.
Segundo a wikipédia, “a Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados”. Com isso, podemos concluir que não se trata de uma ferramenta que atenderá apenas uma pessoa, e sim milhões de pessoas. Assim, faz-se necessário que estejamos conscientes de que mesmo estando nos comunicando virtualmente é importante que tenhamos atitudes amigáveis, agradáveis e elegantes, ou seja é importante que utilizemos a NETIQUETA.
O termo NETIQUETA é formado pelas palavras NET (rede) + ETIQUETA (conjunto de normas de etiquetas sociais) e está relacionado às “boas maneiras” na internet. A NETIQUETA é um conjunto de orientações ao usuário para evitar mal-entendidos na comunicaçao via internet. Vale ressaltar, que estas regras de etiqueta aplicadas à internet não são oficiais, e que não existem literaturas que abordem o tema. Estas normas circulam na internet, e vão sendo escritas e expandidas de forma colaborativa e voluntária, pelos próprios usuários da Internet.
Algumas regras da NETIQUETA:
Dialogar com alguém através do computador, não faz com que você seja imune às regras comuns da nossa sociedade, por exemplo, o respeito para com o próximo. Mesmo que por intermédio de uma máquina, você está conversando com uma pessoa, assim como você. Não diga a essa pessoa o que você não gostaria de ouvir.
Caso escreva um texto muito longo, deixe uma linha em branco em algumas partes do texto, paragrafando-o. Dessa maneira, o texto ficará mais organizado e fácil de ler.
Ninguém é obrigado a usar a norma culta, mas use um mínimo de pontuação. Ler um texto sem pontuação, principalmente quando ele é grande, gera desconforto, e, além disso, as chances dele ser mal interpretado são muitas.
Use sempre a força das idéias e dos argumentos. Nunca responda com palavrões, mesmo que usem de grosseria contra você. Afinal, pessoas inteligentes privilegiam os argumentos contra a falta deles.
Não copie textos de sites ou qualquer outra fonte que não permita tais cópias e sempre, mesmo com autorização de cópia, cite as fontes quando utilizá-las.
Enquanto estiver numa conversa em programas de mensagens instantânea, nunca corte (interrompa) o assunto tratado pela outra pessoa, isso é extremamente desagradável. Se a pessoa enviar uma mensagem e você enviar outra completamente diferente, ela ficará sem saber se você leu ou ignorou a mensagem que ela enviou. Pelo menos escreva algo para confirmar que leu a mensagem.
Ainda sobre conversas em programas de mensagem instantânea, evite ao máximo usar emoticons de letras, palavras e coisas do gênero, isso torna a leitura das mensagens muito difícil e confusa, devido ao tempo que precisamos esperar pra que esses emoticons sejam carregados e à irregularidade nos tamanhos e cores. Emoticons expressam emoções, e não palavras, procure usá-los fora das mensagens escritas.
Há messengers que possuem a funcionalidade de se auto-determinar um status ou estado como away, ou ausente. Procure usar esta ferramenta, enquanto você estiver online mas fora do computador, para evitar que seus contatos conversem com você e tenham que aguardar horas pela sua resposta.
Ao encaminhar um e-mail que recebeu, por exemplo, os típicos e-mails humorísticos que percorrem grupos sociais diversos através de divulgação por listas de contatos gigantes, remova os e-mails presentes, das outras pessoas. Procure escrever os seus destinatários no campo “BBC” ou “CCO” em vez do campo “Para”. Este campo esconde os endereços dos destinatários. Todos irão receber, mas ninguém além de você saberá quem mais recebeu a sua mensagem. Ao não fazer o recomendado acima, você está contribuindo para o spam com e-mails dos seus próprios conhecidos. Os endereços de e-mail acumulados serão “pescados” quer por parte dos destinatários quer por empresas especificas existentes na Net cuja função é acumular contatos de e-mail para envio de propaganda não solicitada ou phishing.
Se você estiver do outro lado, ou seja, respondendo as dúvidas dos usuários, seja humilde e só responda às dúvidas se realmente estiver afim de ajudar. Respostas como “www.google.com.br”, “procura na net” ou “larga de ser preguiçoso” não ajudam em nada. Procure responder acrescentando algo útil, que possa enriquecer o conhecimento coletivo.
Evite enviar mensagens EXCLUSIVAMENTE EM MAIÚSCULAS ou grifos exagerados. Se bem empregadas, as maiúsculas podem ajudar a destacar, mas em excesso, a prática é compreendida como se você estivesse gritando, podendo causar irritação ou fazer com que o interlocutor se sinta ofendido.
Não mande anexos muito “pesados” .
Envie mensagens que tenham utilidade.
Só use o comando “responder a todos” quando sua réplica for realmente do interesse geral.
Não armazene mais que 150 e-mails (ou a área em disco definida para cada usuário). Seu terminal profissional não é arquivo morto.
Confira o destinatário da mensagem. Isso evita enviar correspondência à pessoa errada.
Evite mensagens com fofocas, intrigas ou bastidores sobre colegas e chefias.
Jamais envie mensagens com conteúdo pornográfico, machista, racista ou discriminatório.
Apesar de ser mais informal que uma carta ou fax, nada substitui a educação e a cortesia. Mantenha certa formalidade no trato profissional.
Responda às mensagens relevantes em até 24 horas. Se não der, acuse o recebimento, prometa novo contato e cumpra o prometido.
Não remeta e-mail quando estiver nervoso. A agressão por escrito é mais forte, duradoura e difícil de consertar.
Respeite para ser respeitado e trate os outros como você gostaria de ser tratado.
Segundo a wikipédia, “a Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados”. Com isso, podemos concluir que não se trata de uma ferramenta que atenderá apenas uma pessoa, e sim milhões de pessoas. Assim, faz-se necessário que estejamos conscientes de que mesmo estando nos comunicando virtualmente é importante que tenhamos atitudes amigáveis, agradáveis e elegantes, ou seja é importante que utilizemos a NETIQUETA.
O termo NETIQUETA é formado pelas palavras NET (rede) + ETIQUETA (conjunto de normas de etiquetas sociais) e está relacionado às “boas maneiras” na internet. A NETIQUETA é um conjunto de orientações ao usuário para evitar mal-entendidos na comunicaçao via internet. Vale ressaltar, que estas regras de etiqueta aplicadas à internet não são oficiais, e que não existem literaturas que abordem o tema. Estas normas circulam na internet, e vão sendo escritas e expandidas de forma colaborativa e voluntária, pelos próprios usuários da Internet.
Algumas regras da NETIQUETA:
Dialogar com alguém através do computador, não faz com que você seja imune às regras comuns da nossa sociedade, por exemplo, o respeito para com o próximo. Mesmo que por intermédio de uma máquina, você está conversando com uma pessoa, assim como você. Não diga a essa pessoa o que você não gostaria de ouvir.
Caso escreva um texto muito longo, deixe uma linha em branco em algumas partes do texto, paragrafando-o. Dessa maneira, o texto ficará mais organizado e fácil de ler.
Ninguém é obrigado a usar a norma culta, mas use um mínimo de pontuação. Ler um texto sem pontuação, principalmente quando ele é grande, gera desconforto, e, além disso, as chances dele ser mal interpretado são muitas.
Use sempre a força das idéias e dos argumentos. Nunca responda com palavrões, mesmo que usem de grosseria contra você. Afinal, pessoas inteligentes privilegiam os argumentos contra a falta deles.
Não copie textos de sites ou qualquer outra fonte que não permita tais cópias e sempre, mesmo com autorização de cópia, cite as fontes quando utilizá-las.
Enquanto estiver numa conversa em programas de mensagens instantânea, nunca corte (interrompa) o assunto tratado pela outra pessoa, isso é extremamente desagradável. Se a pessoa enviar uma mensagem e você enviar outra completamente diferente, ela ficará sem saber se você leu ou ignorou a mensagem que ela enviou. Pelo menos escreva algo para confirmar que leu a mensagem.
Ainda sobre conversas em programas de mensagem instantânea, evite ao máximo usar emoticons de letras, palavras e coisas do gênero, isso torna a leitura das mensagens muito difícil e confusa, devido ao tempo que precisamos esperar pra que esses emoticons sejam carregados e à irregularidade nos tamanhos e cores. Emoticons expressam emoções, e não palavras, procure usá-los fora das mensagens escritas.
Há messengers que possuem a funcionalidade de se auto-determinar um status ou estado como away, ou ausente. Procure usar esta ferramenta, enquanto você estiver online mas fora do computador, para evitar que seus contatos conversem com você e tenham que aguardar horas pela sua resposta.
Ao encaminhar um e-mail que recebeu, por exemplo, os típicos e-mails humorísticos que percorrem grupos sociais diversos através de divulgação por listas de contatos gigantes, remova os e-mails presentes, das outras pessoas. Procure escrever os seus destinatários no campo “BBC” ou “CCO” em vez do campo “Para”. Este campo esconde os endereços dos destinatários. Todos irão receber, mas ninguém além de você saberá quem mais recebeu a sua mensagem. Ao não fazer o recomendado acima, você está contribuindo para o spam com e-mails dos seus próprios conhecidos. Os endereços de e-mail acumulados serão “pescados” quer por parte dos destinatários quer por empresas especificas existentes na Net cuja função é acumular contatos de e-mail para envio de propaganda não solicitada ou phishing.
Se você estiver do outro lado, ou seja, respondendo as dúvidas dos usuários, seja humilde e só responda às dúvidas se realmente estiver afim de ajudar. Respostas como “www.google.com.br”, “procura na net” ou “larga de ser preguiçoso” não ajudam em nada. Procure responder acrescentando algo útil, que possa enriquecer o conhecimento coletivo.
Evite enviar mensagens EXCLUSIVAMENTE EM MAIÚSCULAS ou grifos exagerados. Se bem empregadas, as maiúsculas podem ajudar a destacar, mas em excesso, a prática é compreendida como se você estivesse gritando, podendo causar irritação ou fazer com que o interlocutor se sinta ofendido.
Não mande anexos muito “pesados” .
Envie mensagens que tenham utilidade.
Só use o comando “responder a todos” quando sua réplica for realmente do interesse geral.
Não armazene mais que 150 e-mails (ou a área em disco definida para cada usuário). Seu terminal profissional não é arquivo morto.
Confira o destinatário da mensagem. Isso evita enviar correspondência à pessoa errada.
Evite mensagens com fofocas, intrigas ou bastidores sobre colegas e chefias.
Jamais envie mensagens com conteúdo pornográfico, machista, racista ou discriminatório.
Apesar de ser mais informal que uma carta ou fax, nada substitui a educação e a cortesia. Mantenha certa formalidade no trato profissional.
Responda às mensagens relevantes em até 24 horas. Se não der, acuse o recebimento, prometa novo contato e cumpra o prometido.
Não remeta e-mail quando estiver nervoso. A agressão por escrito é mais forte, duradoura e difícil de consertar.
Respeite para ser respeitado e trate os outros como você gostaria de ser tratado.
www.nelsonjunior.worpress.com/2008/04/
www.blog.ricardodomingos.eti.br/
www.wikipedia.com.br
www.icmc.usp.br/manuals/BigDummy/netiqueta.html
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